A diabetes é considerada uma doença que tem afetado muitas pessoas ultimamente. Por ser uma condição silenciosa, ela pode ter consequências devastadoras e representar uma ameaça significativa à saúde daqueles que não adotam os hábitos necessários para o seu controle. A maioria das pessoas sabe que a diabetes está relacionada a níveis elevados de açúcar no sangue, o que faz com que os diabéticos dependam da insulina para evitar complicações, já que seus corpos não conseguem regular os níveis de açúcar por conta própria.
No entanto, quando o paciente realiza exames regulares e descobre precocemente que tem diabetes, é possível evitar surpresas desagradáveis associadas à doença. Pensando nisso, selecionamos os sete principais sinais que indicam que uma pessoa está sofrendo de diabetes. Confira:
Vontade frequente de urinar: esse é um dos principais sintomas que podem indicar a presença de diabetes. O aumento da frequência urinária pode ser um sinal de que o organismo está tentando eliminar o excesso de açúcar no sangue, o que faz com que os rins trabalhem mais.
Feridas que demoram para cicatrizar: devido ao esforço adicional para eliminar o excesso de açúcar no sangue, o corpo do diabético tem menos energia disponível para a cicatrização de feridas e infecções. Por isso, as infecções tendem a persistir por mais tempo, inclusive na região genital.
Visão embaçada: a diabetes causa desidratação, uma vez que o paciente urina mais frequentemente e perde mais líquidos. Essa desidratação pode afetar os olhos, deixando a visão embaçada. Se não tratada, a diabetes pode levar à perda total da visão.
Aumento do apetite: é comum que os diabéticos sintam muita fome nos estágios iniciais da doença. Isso ocorre porque o organismo não consegue regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue.
Perda de peso inexplicada: devido ao esforço extra e à eliminação excessiva de líquidos, os diabéticos podem apresentar perda de peso sem uma causa específica.
Sede intensa: quando uma pessoa sente sede constante e mesmo ao beber água a sensação não diminui, isso pode ser um sinal de diabetes. Quanto mais líquidos são ingeridos, mais frequente é a vontade de urinar, o que contribui para a desidratação.
Fadiga extrema: o cansaço e a fadiga são sintomas comuns na vida dos diabéticos. Mesmo após uma boa noite de sono e períodos de descanso, o cansaço persiste. Isso ocorre devido ao desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue.
É importante lembrar que, se você apresenta alguns desses sintomas, é fundamental consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento adequado para controlar a diabetes.