Atenção às úlceras bucais: saiba o que é, tipo e como pode tratar

As úlceras bucais são feridas que podem surgir na cavidade oral, geralmente na parte interna das bochechas. Essas lesões, também conhecidas como úlceras aftosas, podem causar desconforto e dor ao comer, beber ou escovar os dentes. Embora a maioria das úlceras bucais seja inofensiva e desapareça por conta própria, algumas podem ser persistentes e durar mais de três semanas, exigindo atenção médica.

As causas das úlceras bucais ainda são desconhecidas, mas fatores como estresse, trauma oral, deficiências nutricionais, alergias alimentares e certas condições médicas podem aumentar o risco de desenvolvê-las. Existem três tipos principais de úlceras bucais: as úlceras menores, que são as mais comuns e geralmente têm menos de 1 centímetro de diâmetro; as úlceras maiores, que podem ser mais dolorosas e podem levar mais tempo para cicatrizar; e as úlceras herpetiformes, que geralmente surgem em grupos e podem causar desconforto significativo.

O tratamento das úlceras bucais varia dependendo da causa e da gravidade dos sintomas. Em alguns casos, mudanças na dieta, suplementos nutricionais ou medicamentos de venda livre podem ser suficientes para aliviar a dor e acelerar a cicatrização. Em outros casos, pode ser necessário recorrer a medicamentos prescritos, terapias tópicas ou tratamentos a laser para ajudar no processo de cicatrização.

Se você tem úlceras bucais frequentes ou se elas duram mais de três semanas, é importante procurar atendimento médico. Seu dentista ou médico pode ajudá-lo a determinar a causa subjacente de suas úlceras bucais e prescrever o tratamento adequado para ajudar a aliviar seus sintomas.

As úlceras bucais não são contagiosas e não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. No entanto, até 1 em cada 5 pessoas pode sofrer com úlceras bucais recorrentes ao longo da vida.

Existem três tipos principais de úlceras bucais: úlceras menores, úlceras maiores e úlceras herpetiformes. As úlceras menores são as mais comuns e têm entre 2-8mm de diâmetro, geralmente curando em 10 dias a 2 semanas. As úlceras maiores são mais profundas e levam mais tempo para cicatrizar, podendo deixar uma cicatriz na boca. Já as úlceras herpetiformes aparecem em grupos de dezenas de feridas pequenas do tamanho de alfinete.

A causa exata das úlceras bucais é desconhecida, mas acredita-se que o estresse e a lesão tecidual possam ser fatores desencadeantes para as úlceras simples. Alguns alimentos, como frutas cítricas, ácidos de frutas e legumes (como limões, laranjas, abacaxis, maçãs, figos, tomates e morangos) também podem desencadear ou agravar o problema.

O tratamento das úlceras bucais depende do tipo e da gravidade dos sintomas. Em geral, a maioria das úlceras bucais cura-se por conta própria em 1 a 2 semanas. No entanto, para aliviar a dor, pode ser necessário recorrer a medicamentos de venda livre, terapias tópicas ou medicamentos prescritos. Se as úlceras bucais durarem mais de 3 semanas ou se você tiver feridas frequentes na boca, é importante procurar atendimento médico para determinar a causa subjacente e receber o tratamento adequado.

As Úlceras Bucais podem ser dolorosas e tornar difícil comer, beber e até mesmo falar. Alguns sintomas comuns incluem sensibilidade e dor na área afetada, inchaço, vermelhidão e até mesmo febre em casos graves. Em casos recorrentes, as Úlceras Bucais podem afetar a qualidade de vida do paciente, causando estresse e desconforto.

Tratamentos para Úlceras Bucais: A maioria das Úlceras Bucais se curam por conta própria em poucas semanas. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para acelerar o processo de cura e aliviar os sintomas:

Use enxaguante bucal com sal ou água morna com sal para enxaguar a boca várias vezes ao dia;
Evite alimentos e bebidas ácidas ou picantes, pois podem irritar ainda mais as Úlceras Bucais;
Evite escovar os dentes com muita força e use uma escova de dentes macia para minimizar o atrito na área afetada;
Aplique gel ou pomada para Úlceras Bucais, que podem ajudar a aliviar a dor e acelerar a cicatrização;
Mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes regularmente e usando fio dental para evitar o acúmulo de bactérias e alimentos em sua boca.

Se as Úlceras Bucais persistirem por mais de três semanas ou forem recorrentes, é importante consultar um dentista ou médico para avaliação e tratamento adequados. Em casos graves, pode ser necessário prescrever medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Nos casos graves de úlceras bucais, você também pode experimentar febre, lacrimejamento físico e nódulos linfáticos inchados.

Tratamentos para úlceras bucais: A dor das úlceras bucais geralmente diminui em alguns dias, e as feridas costumam curar sem tratamento em cerca de uma ou duas semanas. Se as feridas forem grandes, dolorosas ou persistentes, o seu dentista pode prescrever um enxaguante antimicrobiano bucal, uma pomada com corticosteroide ou uma solução de venda livre para reduzir a dor e a irritação.

Prevenção de úlceras bucais: Embora não haja cura para as úlceras bucais e muitas vezes elas se repitam, você pode reduzir sua frequência com boa higiene dental e evitando alimentos que irritam a boca, como alimentos ácidos ou picantes. Também é importante evitar a irritação causada pela mastigação e escovar com uma escova de cerdas macias após as refeições e usar o fio dental diariamente, o que manterá sua boca livre de alimentos que podem provocar feridas.

Procure aconselhamento médico sobre úlceras bucais se você tiver úlceras grandes e raramente persistentes, feridas que se espalham, feridas que duram três semanas ou mais, dor intolerável apesar de evitar alimentos desencadeantes e tomar medicação para dor, dificuldade em beber líquidos suficientes ou uma febre alta com o aparecimento de úlceras bucais.