Cistos de Gânglio: Saiba o que é, as principais causas, sintomas e como tratar

Os Cistos de Gânglio são protuberâncias benignas que se formam com mais frequência ao longo dos tendões ou articulações das mãos ou pulsos, embora também possam ocorrer nos pés e tornozelos. Esses cistos são preenchidos com um fluido gelatinoso e podem ter tamanhos que variam de uma ervilha a cerca de 2,5 cm de diâmetro. Geralmente, possuem uma forma oval ou redonda.

Embora sejam protuberâncias benignas, os Cistos de Gânglio podem ser dolorosos se pressionarem um nervo próximo ou interferirem no movimento das articulações. É importante destacar que muitas pessoas desconhecem as causas e os tratamentos disponíveis para essa condição.

Se o cisto ganglionar está causando desconforto, seu médico pode sugerir uma drenagem com agulha ou, se necessário, remoção cirúrgica. No entanto, quando não há sintomas, nenhum tratamento é necessário, pois em muitos casos o cisto pode desaparecer por conta própria ao longo do tempo. A causa exata do desenvolvimento do cisto ganglionar ainda é desconhecida, mas acredita-se que ele cresça a partir do tecido que reveste uma articulação ou tendão, parecendo um balão de água quando esse tecido se desloca. Dentro do cisto, há um líquido lubrificante denso semelhante ao encontrado nas articulações ou em torno dos tendões.

Os Cistos de Gânglio se apresentam como caroços que geralmente se formam ao longo dos tendões ou articulações das mãos ou pulsos. Os tornozelos e pés também são locais comuns de ocorrência desses cistos, que podem aparecer perto de outras articulações. Eles apresentam uma forma redonda ou oval, e normalmente têm menos de 2,5 cm de diâmetro, podendo ser tão pequenos que não são perceptíveis. No entanto, o tamanho do cisto pode variar, frequentemente aumentando quando a articulação é usada em movimentos repetitivos. Embora os Cistos de Gânglio geralmente não causem dor, em alguns casos, se o cisto pressionar um nervo – mesmo que seja muito pequeno para ser sentido – pode causar dor, formigamento, dormência ou fraqueza muscular.

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver Cistos de Gânglio, incluindo o sexo e a idade. Embora possam ocorrer em qualquer pessoa, esses cistos são mais comuns em mulheres entre 20 e 40 anos de idade. Pessoas com osteoartrite, que é uma forma de artrite que afeta as articulações e pode causar desgaste nas articulações dos dedos mais próximos às unhas, também têm um maior risco de desenvolver cistos ganglionares perto dessas articulações. Além disso, articulações ou tendões que sofreram lesões no passado têm uma maior probabilidade de desenvolver Cistos de Gânglio.

Geralmente, os Cistos de Gânglio não causam dor e não exigem tratamento. Em alguns casos, no entanto, o médico pode recomendar uma abordagem de espera e observação. Se o cisto estiver causando dor ou interferindo nos movimentos das articulações, o médico pode sugerir imobilização temporária da área com uma cinta ou tala. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sobre os nervos e, com o tempo, o cisto pode diminuir de tamanho e desaparecer.

Outra opção de tratamento é a aspiração, que envolve a remoção do líquido do cisto com uma agulha. No entanto, o cisto pode reaparecer após esse procedimento. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada se outras opções de tratamento não foram eficazes. Durante a cirurgia, o médico remove o cisto e a haste que o conecta à articulação ou tendão. No entanto, há um risco raro de dano aos nervos circundantes, vasos sanguíneos ou tendões, e o cisto pode retornar mesmo após a cirurgia.