Algumas doenças desafiam a medicina tradicional até os dias de hoje por surgirem sem uma causa aparente e não possuírem cura.
Os profissionais de saúde que diagnosticam e tratam essas enfermidades muitas vezes não conseguem identificar a origem do problema. O melhor que conseguem é manter os pacientes sob medicação que retarda o avanço da doença.
Dentre essas condições, encontram-se o lúpus, a esclerose múltipla, a artrite reumatoide e a fibromialgia. O lúpus, por exemplo, representa um grande desafio. É uma doença autoimune que pode se manifestar em qualquer fase da vida, caracterizada por uma alteração do sistema imunológico que ataca a pele, rins, articulações, pulmões, vasos sanguíneos, células sanguíneas, sistema nervoso, entre outros órgãos e tecidos.
Como toda doença autoimune, sua causa ainda não está bem definida. A esclerose múltipla é outra enfermidade de difícil tratamento, que afeta o sistema nervoso, especificamente o cérebro e a medula espinhal. No caso da esclerose múltipla, o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com invasoras e as ataca, causando lesões cerebrais.
Se você sofre de alguma dessas doenças, além do tratamento tradicional, busque alternativas naturais. A medicina natural também pode trazer benefícios nesses casos.
Existem muitas opções de tratamento. Uma dessas opções é o chá de tomilho. Essa incrível planta medicinal, que pode ser adquirida em lojas de produtos naturais ou de temperos e especiarias, possui diversas propriedades terapêuticas.
É fonte de potássio, ferro e cálcio. É uma planta hipotensora, ou seja, ajuda a controlar a pressão alta. Além disso, estimula a produção de glóbulos vermelhos e a oxigenação do sangue.
Na medicina natural, o tomilho é muito utilizado para melhorar a digestão, combater a anemia, atuar como antibiótico natural, contra o reumatismo, como relaxante e para melhorar o funcionamento cerebral. Para preparar o chá de tomilho, você vai precisar de:
INGREDIENTES
1 colher (sopa) de tomilho seco ou fresco
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 xícaras de água
MODO DE PREPARO
Coloque a água para ferver em fogo alto. Quando começar a borbulhar, adicione o gengibre e cozinhe por três minutos em fogo baixo. Perto de desligar o fogo, adicione o tomilho, tampe a panela e retire do fogão. Deixe o chá esfriar por dez minutos. Coe e beba.
Consuma duas xícaras por dia para tratar qualquer uma das doenças acima citadas. Um copo antes do almoço e outro copo antes de ir dormir.
Também temos outra receita com tomilho: um xarope potente para tratar doenças respiratórias. Veja como prepará-lo:
INGREDIENTES:
200 mL de mel puro (preferencialmente orgânico)
40g de tomilho seco (equivalente a cerca de duas colheres de sopa)
MODO DE PREPARO:
Adicione o tomilho ao vidro com mel e misture bem.
Se a mistura estiver muito grossa, você pode adicionar 50 ml de água esterilizada. Para esterilizar a água, ferva-a bem (nunca em panela de alumínio) e deixe esfriar antes de adicioná-la à mistura.
Agite a mistura e deixe o vidro em um local fresco e seco por duas semanas. Agite o conteúdo do frasco ocasionalmente.
Depois desse período, coe a mistura com gaze ou um coador de chá.
A dose recomendada é de 1 colher (sopa) deste xarope natural duas vezes ao dia. Crianças a partir dos 5 anos de idade podem consumir metade da dose. É importante ressaltar que, devido à presença de mel, diabéticos não devem consumir este remédio.
Lembre-se sempre: este blog oferece informações sobre tratamentos caseiros, porém ele não substitui a consulta com um especialista. Consulte sempre o seu médico.