Aneurisma: o que é, causas, tratamentos e prevenção

Aneurisma – O que é, Causas e Tratamentos Desconhecidos por Muitos. Um aneurisma é uma dilatação em uma artéria que ocorre com mais frequência nas artérias do cérebro ou na maior artéria do corpo, como a aorta. Um aneurisma na aorta pode ocorrer no peito ou no abdômen.

A maioria das pessoas com um aneurisma nem sequer sabe que o possui. No entanto, se o aneurisma se tornar grande o suficiente, a parede da artéria pode se tornar tão fina que o sangue começa a vazar para a parede do vaso sanguíneo ou para tecidos e partes do corpo.

Consequências de um Aneurisma: Um aneurisma pode se tornar tão frágil a ponto de romper, causando graves consequências para a saúde. Se houver vazamento ou ruptura de um aneurisma cerebral, áreas do cérebro podem ficar sem circulação sanguínea adequada.

Quando o cérebro é privado de sangue (e, portanto, de oxigênio), ocorre um acidente vascular cerebral. Em outros casos, o acúmulo de sangue de um aneurisma cerebral em gotejamento pode pressionar áreas do cérebro, causando danos cerebrais.

Quando ocorre sangramento ou vazamento em um aneurisma aórtico, ocorre uma ruptura com hemorragia grave (chamada hemorragia). Isso é uma emergência médica que requer atenção imediata.

Causas de Aneurisma: As causas de um aneurisma incluem:

  • Tabagismo e exposição ao fumo passivo;
  • Histórico familiar de aneurisma;
  • Pressão arterial elevada;
  • Aterosclerose (acúmulo e enfraquecimento dos vasos sanguíneos);
  • Síndrome de Marfan (uma doença do tecido conjuntivo);
  • Sífilis não tratada;
  • Infecções;
  • Lesões na cabeça;
  • Hipertensão;
  • Aterosclerose;
  • Alguns tipos de tumores;
  • Uso de drogas ou substâncias.

    Sintomas de um Aneurisma: Às vezes, um aneurisma grande pode exercer pressão sobre os nervos ou tecidos próximos, causando dor, dormência ou outras disfunções. No entanto, a maioria dos aneurismas não apresenta sintomas, a menos que comecem a sangrar ou romper.

  • Os sintomas da dissecção ou hemorragia causada por um aneurisma dependem da localização do aneurisma. Os sintomas de um aneurisma podem incluir dor intensa (como dor de cabeça intensa, latejante ou dor aguda no abdômen, no peito e/ou nas costas), sudorese, náuseas, vômitos e perda de consciência.

    Diagnóstico do Aneurisma: Muitos aneurismas são diagnosticados incidentalmente quando um paciente realiza exames por outros motivos. Os testes para confirmar o diagnóstico de um aneurisma podem incluir radiografias, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética e estudos com contraste para visualizar as artérias.

    Tratamento do Aneurisma: Aneurismas menores podem não necessitar de tratamento, sendo apenas acompanhados regularmente para garantir que não estejam crescendo e não representem um risco para a saúde.

    Algumas pessoas podem receber tratamento com medicamentos que reduzem a pressão arterial e relaxam as artérias, diminuindo assim a probabilidade de o aneurisma se romper. É importante controlar a pressão arterial por meio de uma dieta com baixo consumo de sal, prática regular de atividades físicas e evitando alimentos processados.

    O tratamento de um aneurisma cerebral pode envolver o uso de pequenas bobinas ou oclusão do aneurisma para interromper o fluxo sanguíneo e prevenir o seu crescimento. Aneurismas maiores na aorta, ou aqueles que já começaram a sangrar na parede da artéria, podem exigir cirurgia. A cirurgia pode ser realizada por meio de uma incisão aberta ou inserindo instrumentos através do vaso sanguíneo até o aneurisma.

    Observação: Mulheres entre 30 e 60 anos têm maior risco de desenvolver um aneurisma cerebral, enquanto homens acima de 65 anos apresentam maior risco de um aneurisma na aorta.