Se você tem esta planta em casa, você tem um tesouro e não sabe

Originária da ilha de Madagascar, na África, a planta em questão foi trazida para a América pelos negros escravizados, que já conheciam seu valor terapêutico.

Atualmente, ela pode ser encontrada em toda a América do Sul, especialmente na região amazônica. Além de sua beleza ornamental, é seu uso medicinal que tem impressionado cada vez mais.

Ela pertence à família Kalanchoe daigremontiana e tem ganhado destaque em diversos países como um tratamento poderoso para o câncer. Sua fama como tratamento para essa doença é mais conhecida entre a população de países sul-americanos que falam espanhol, como Argentina, Colômbia e Paraguai.

Por exemplo, se você tiver a oportunidade de visitar Buenos Aires e entrar em uma boa livraria, encontrará vários livros dedicados exclusivamente a essa planta. Além disso, ela está amplamente distribuída em toda a América do Sul, especialmente na região amazônica.

Embora seja apreciada como planta ornamental, seu verdadeiro destaque vem de suas propriedades medicinais. No Brasil, ela é conhecida como aranto. Além de seu potencial no tratamento do câncer, ela também é utilizada no tratamento de doenças de pele, lesões, feridas gangrenadas e hemorragias. Possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e alivia sintomas como febre e diarreia. Além disso, tem sido considerada eficaz no tratamento de condições como reumatismo, hipertensão, cólica renal e distúrbios psíquicos, incluindo esquizofrenia e síndrome do pânico.

Quanto ao uso específico do aranto no combate ao câncer, recomenda-se bater uma folha da planta juntamente com 200 mL de água no liquidificador e consumir imediatamente. Esse procedimento deve ser realizado duas vezes ao dia. No entanto, é importante ressaltar que não se deve dispensar o tratamento médico convencional. Além disso, certifique-se de estar consumindo a planta correta, ou seja, a variedade medicinal conhecida como aranto.

Quanto à sua localização, essa planta costuma crescer de forma espontânea. Se você mora em áreas rurais, é mais provável que conheça alguém capaz de identificá-la. Outra opção é realizar pesquisas na internet para encontrar fornecedores de mudas de aranto.

Uma informação adicional importante: existe uma planta semelhante no Brasil, conhecida como saião (Kalanchoe brasiliensis), que possui propriedades terapêuticas semelhantes.