De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer cerebral é o 10º tipo com maior incidência no território nacional.
Conforme o apontado pelos dados em questão, apenas no ano de 2019, estima-se que cerca de 11 mil casos. Assim, ainda que esse tipo de câncer não seja o líder da lista, ele pode ter uma série de consequências graves para os doentes, sendo capaz de deixar o paciente completamente dependente.
Devido aos fatos destacados, é importante conhecer quais são os principais sintomas de um câncer no cérebro.
Nesse sentido, é possível destacar dores de cabeça, modificações na fala, formigamento e dormência em membros (como pernas e braços). Entretanto, esses sintomas oscilam e se tornam mais ou menos intensos de acordo com a área do cérebro afetada pelo tumor.
Além dos pontos destacados, ainda é possível citar que o câncer no cérebro é capaz de provocar uma série de alterações de humor no paciente. Além disso, os sintomas também podem vir acompanhados de vômitos e náuseas, bem como de dificuldades relacionadas à coordenação motora.
De acordo com Francis Oliveira Alves, oncologista da Aliança do Instituto de Oncologia, é importante estar atento a esses sintomas uma vez que o cérebro está dentro do crânio e, portanto, em caso de crescimento de um tumor, ele pode acabar rompendo as estruturas que estão próximas a ele.