Por que o uso de potes de sorvete para guardar alimentos pode ser prejudicial à saúde: entenda os riscos das substâncias tóxicas

Certamente você já deve ter guardado alimentos em um pote de sorvete, ou conhece alguém que adota essa prática. No entanto, o que muitos não sabem é que isso pode ser extremamente prejudicial à saúde, tanto sua quanto de seus familiares.

O hábito de armazenar alimentos em potes de plástico, como os de sorvete, é bastante comum no Brasil, chegando até mesmo a virar meme nas redes sociais. Além disso, esses recipientes são amplamente utilizados para congelar alimentos. No entanto, é importante entender os riscos que essa prática pode acarretar.

A reutilização de potes de plástico que não foram projetados para armazenar alimentos pode ser extremamente nociva à saúde. Isso ocorre porque esses recipientes podem liberar substâncias químicas e tóxicas altamente perigosas que contaminam os alimentos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), embora os compostos liberados pelos produtos plásticos não sejam alarmantes, eles são prejudiciais à saúde. Além disso, esses potes de plástico são ideais para a proliferação de bactérias e outros microrganismos patogênicos, que podem causar infecções e intoxicações alimentares.

Vale lembrar que, por mais limpos que esses recipientes pareçam, eles nunca estão realmente higienizados. Portanto, o pote ideal para armazenar alimentos são os herméticos de vidro. A Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que regula o setor de alimentos e medicamentos, ressalta que as embalagens mais seguras são as atóxicas.