Pesquisadores estão redescobrindo o poder de cura dos remédios naturais, os quais eram usados há séculos antes da descoberta da penicilina em 1928 pelo escocês Alexander Fleming, para combater infecções em todo o mundo. Essa descoberta vem sendo feita mesmo com a existência de antibióticos modernos disponíveis.
Aqui estão alguns exemplos de antibióticos naturais:
Alho:
O alho é rico em alicina, um composto antibacteriano usado para tratar doenças potencialmente fatais e prevenir sepse em feridas. Pode ser consumido cru ou cozido, ou em cápsulas.
Aspargos:
O extrato de aspargos estimula os números e a atividade dos leucócitos para proteger contra uma variedade de bactérias, incluindo E. coli e Staphylococcus aureus.
Cerejas pretas:
O suco de cerejas-pretas bloqueia a atividade bacteriana que leva à formação da placa bacteriana e previne a gengivite.
Chá verde:
O chá verde contém polifenóis, que são agentes antimicrobianos que interrompem o metabolismo das bactérias, impedindo sua multiplicação.
Equinácea:
A equinácea, um remédio tradicional dos índios americanos derivado da planta equinácea purpúrea, estimula o processo pelo qual as bactérias são destruídas pelos leucócitos. Ela é normalmente ingerida como extrato.
Eucalipto:
As folhas aromáticas dessa árvore nativa da Austrália são ricas em eucaliptol, um poderoso antibacteriano usado na forma de inalação para tratar infecções respiratórias ou aplicado externamente como óleo para prevenir infecções em feridas.
Veja outros antibióticos naturais que podem ser úteis:
Manjericão:
As folhas e sementes de manjericão têm propriedades antibacterianas. Podem ser usadas na comida ou como pomada em feridas.
Mel:
O mel tem propriedades antibacterianas que previnem a infecção em feridas. O tipo mais potente é o mel de manuka, utilizado pelo povo maori da Nova Zelândia, que pode até combater o Staphylococcus aureus resistente a antibióticos.
Mirtilos:
Os mirtilos contêm compostos que combatem infecções por E. coli. Seus taninos inibem o crescimento bacteriano e impedem que as bactérias adiram às células que revestem o trato urinário.
Orégano:
O orégano é uma erva de fácil cultivo, rica em óleos essenciais que possuem propriedades antibacterianas. Pomadas que contêm o extrato estão disponíveis para tratar infecções em feridas.
Romã:
Quando misturada com a vitamina C e sais de ferro para fazer uma pomada, a casca da romã mata os micróbios Staphylococcus aureus. O suco ajuda a prevenir infecções na boca e gengivas.