Quando se sofre de esporão calcâneo, é possível sentir um grande desconforto e dor intensa. O tratamento para essa condição pode ser complicado, mas existem algumas opções que podem ajudar a aliviar os sintomas. Se você está procurando maneiras de tratar o esporão calcâneo de forma prática e eficaz, confira as 5 opções que apresentamos abaixo.
Opções de tratamento para esporão calcâneo:
Emplastro de Cebola:
Um tratamento natural e eficaz. Basta cortar uma cebola e colocá-la na área afetada antes de dormir. Em seguida, cubra com um plástico ou faixa bem fixado. Na manhã seguinte, retire a cebola e lave bem os pés. Repita esse procedimento diariamente por duas semanas até sentir alívio dos sintomas.
Outra opção de tratamento para o esporão calcâneo é o uso de álcool de caroço de abacate. Veja como prepará-lo e utilizá-lo:
Ingredientes:
1 caroço de abacate;
Meio litro de álcool líquido;
4 pedrinhas de cânfora.
Modo de preparo:
Rale o caroço de abacate e bata no liquidificador com meio litro de álcool líquido;
Coloque a mistura em uma garrafa com as 4 pedrinhas de cânfora;
Feche bem a garrafa e deixe a mistura apurar por 5 dias.
Modo de uso:
Antes de dormir, aplique o álcool de caroço de abacate no esporão calcâneo, deixando bem úmido. Em seguida, coloque uma meia e vá se deitar. Repita esse tratamento diariamente até que o desconforto diminua. Geralmente, é possível sentir os efeitos em menos de 7 dias.
Outra opção de tratamento caseiro para o esporão calcâneo é o emplastro de couve. Veja como prepará-lo e utilizá-lo:
Ingredientes:
Algumas folhas de couve;
Plástico filme;
Faixa para curativo;
Esparadrapo.
Modo de preparo:
Use um pilão para amassar as folhas de couve, até que comecem a liberar um sumo esverdeado;
Coloque essa pasta em um pedaço de plástico e aplique ao redor da área afetada no pé, pressionando as folhas de couve sobre a pele;
Pegue um pedaço maior de plástico e use-o para sustentar o emplastro no lugar, em seguida, utilize a faixa para cobrir o emplastro.
Modo de uso:
Mantenha o emplastro de couve no local por sete horas, retire e lave muito bem. Repita essa ação uma vez por semana durante cerca de 20 dias. Com o tempo, é possível sentir uma melhora nos sintomas do esporão calcâneo.
Outras opções de tratamento para o esporão calcâneo incluem o uso de vinagre de maçã e cloreto de magnésio. Veja como utilizá-los:
Vinagre de maçã:
Modo de uso:
Molhe uma toalha de algodão com vinagre de maçã;
Aplique sobre o calcanhar;
Use uma fita para fixar a toalha no local.
Cloreto de magnésio:
Ingredientes:
1 litro de água;
33 gramas de cloreto de magnésio.
Modo de preparo:
Dissolva o cloreto de magnésio na água e mexa bem;
Conserve a mistura na geladeira.
Modo de uso:
Tome uma pequena dose da bebida todos os dias;
Use um copo de café descartável como medida.
Essas opções de tratamento podem ajudar a aliviar os sintomas do esporão calcâneo, mas é importante lembrar que o acompanhamento médico é fundamental para um tratamento eficaz. Consulte um médico especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento caseiro.