Dor no peito: saiba os sinais que o corpo indica que pode estar prestes a sofrer um infarto

A sensação de dor súbita no peito pode gerar um sinal de alerta que muitas vezes é relacionado a um possível infarto. No entanto, nem sempre o incômodo indica um problema de saúde grave. É importante consultar um médico para descartar condições arriscadas, mas antes de correr para o hospital, é necessário conhecer algumas causas comuns de dor no peito que vão além do infarto.

Existem sintomas que podem ser confundidos com o infarto, como a azia. Essa condição bastante simples pode subir para o esôfago, causando dores e desconfortos na região do peito. Outra causa pode ser a tensão muscular, que também pode ser confundida com um ataque cardíaco, mas não indica um quadro grave. É possível verificar a origem da dor pressionando a região do peito e, se o incômodo aumentar, provavelmente trata-se apenas de uma lesão momentânea causada por excesso de exercício.

A costocondrite é uma inflamação que ocorre no encontro de um osso da costela com a cartilagem, e por também provocar dor torácica, pode gerar incômodo no peito sem ser indicativo de uma condição mais grave. Normalmente, o paciente sente um tipo de pressão na parede torácica e alívio quando pressionam a área.

Pericardite é uma inflamação nas camadas de tecido que cercam o coração, mas que não possui relação com infarto. Se você está tratando uma infecção viral e de repente sente uma dor aguda, como se fosse uma pontada no peito, pode ter desenvolvido pericardite.

A pancreatite é uma inflamação súbita do pâncreas, que gera dor abdominal intensa e profunda que irradia até o tórax. Apesar de não ser tão grave como um infarto, o problema exige cuidados médicos imediatos.

A doença coronariana é uma doença cardíaca causada por um acúmulo de placa nas artérias que fornecem sangue ao coração. Com o tempo, os depósitos de colesterol se alojam nas paredes dessas artérias, o que pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar dor no peito.

Embora as dores no peito nem sempre apontem para um infarto, outros sintomas que parecem banais podem ser os sinais iniciais da condição mais grave. Alguns desses sintomas incluem dores nas costas, suor frio, náuseas e vômitos, queimação no estômago sem relação com alimentos, cansaço excessivo, falta de ar, incômodo no peito que aparece após a prática de exercícios e desaparece ao descansar, e dor no peito que se irradia para o pescoço ou para os braços.

É importante ressaltar que este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros e não substitui a consulta a um especialista. Sempre consulte o seu médico para receber orientações precisas e adequadas ao seu caso.