Para lidar com as causas da asma, especialmente em crianças, é importante conhecer tratamentos naturais. Confira as dicas abaixo para mais informações.Dicas para tratamento natural da asma:
Chá de Eucalipto
O chá de eucalipto é um aliado importante no combate à asma, pois ajuda a acalmar o sistema respiratório.
Ingredientes:
1 litro de água
4 colheres (sopa) de folhas de eucalipto secas e picadas
Modo de Preparo:
Coloque a água para esquentar e, pouco antes de começar a ferver, desligue o fogo e adicione as folhas de eucalipto, misturando bem até que fiquem cobertas.
Cubra o recipiente por 15 minutos, coe e tome o chá morno (sem açúcar). Recomenda-se beber de 2 a 3 xícaras por dia.
Além do chá, inalar o vapor produzido pela mistura de água quente com folhas de eucalipto ajuda a limpar as vias respiratórias, o que contribui para o tratamento da asma.
O chá de maçã com mel é uma excelente opção para potencializar os benefícios da fruta e ajudar o sistema respiratório. Já o suco natural de maçã pode ajudar no tratamento da amigdalite.
Confira as receitas abaixo:
Chá de maçã com mel:
Ingredientes:
1 maçã grande
500ml de água (o suficiente para cobrir a maçã)
4 colheres de sopa de mel
Modo de Preparo:
Lave a maçã e corte-a em dois pedaços, mantendo a casca. Remova todas as sementes.
Adicione as duas partes da maçã em uma panela com mel e água.
Deixe essa mistura cozinhar por cerca de 10 minutos (até que a maçã fique macia).
Desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos.
Coe e beba o chá ainda morno. Em seguida, coma as maçãs. É recomendável tomar esse chá pelo menos três vezes ao dia, especialmente antes de dormir.
Suco de maçã:
Ingredientes:
1 maçã vermelha
300 ml de água
Modo de Preparo:
Lave a maçã, corte-a em quatro pedaços e remova todas as sementes.
Coloque a maçã e a água no liquidificador e bata por um minuto, até que a maçã esteja dissolvida na água.
Coe e beba imediatamente, enquanto as propriedades da fruta estão ativas.
Além dos chás e sucos, é importante fortalecer o sistema imunológico e manter os níveis adequados de vitaminas e ômega 3. Para isso, é recomendado incluir no cardápio:
Além das dicas já mencionadas, aqui estão algumas outras sugestões que podem ajudar no tratamento natural da asma:
Praticar exercícios físicos regularmente: atividades físicas como caminhada, natação, ioga e pilates podem ajudar a fortalecer os músculos respiratórios e melhorar a capacidade pulmonar.
Evitar alimentos que possam desencadear crises: algumas pessoas com asma podem ser sensíveis a certos alimentos, como leite, ovos, amendoim, mariscos e trigo. É importante identificar quais alimentos podem desencadear crises e evitá-los.
Usar óleos essenciais: alguns óleos essenciais, como eucalipto, hortelã-pimenta e lavanda, podem ajudar a aliviar os sintomas da asma. Eles podem ser adicionados a um difusor ou inalados diretamente.
Controlar o estresse: o estresse pode piorar os sintomas da asma, por isso é importante encontrar maneiras de relaxar e reduzir o estresse, como meditação, técnicas de respiração e exercícios de relaxamento.
Dormir bem: ter uma boa noite de sono pode ajudar a reduzir o risco de crises de asma. É importante garantir um ambiente confortável e livre de alérgenos para dormir.
Lembre-se sempre de discutir com seu médico quaisquer mudanças ou adições que você pretende fazer ao seu tratamento para a asma.