É provável que todos tenham passado por uma experiência desagradável na vida. Bater o cotovelo pode provocar uma sensação horrível, fazendo com que pareça que levamos um choque.
No entanto, a ciência oferece uma explicação para essa sensação de choque. De acordo com especialistas, o que sentimos é uma espécie de engano, uma parestesia. Essa sensação desagradável não é causada por estímulos externos, como queimaduras, picadas ou dores.
A dor que sentimos ao bater o cotovelo ocorre devido a um feixe de nervos chamado ulnar. Esse nervo está localizado na parte exposta do cotovelo, tornando-o mais vulnerável a impactos acidentais, como quando acidentalmente batemos na mesa ou em algum objeto.
De acordo com a ciência, esses nervos transmitem ao nosso cérebro informações sobre as sensações que percebemos ao nosso redor. Eles são responsáveis por detectar o toque, a temperatura, a dor e até mesmo o choque, e é por isso que sentimos essa sensação de choque quando batemos o cotovelo.
O nervo ulnar tem origem na espinha dorsal e se ramifica pela região do ombro, braços e chega até alguns dedos, como o mínimo e o anular. Isso explica por que sentimos uma queimação que se estende pelo membro, dando a impressão de que dura uma eternidade.
No entanto, o que realmente sentimos é uma falsa sensação de dor. Os especialistas explicam que esse tipo específico de parestesia é mais agudo, ou até mesmo podemos usar o termo “chocante”, do que os outros. Um exemplo disso é o formigamento.