Hemorroida: fique a saber os sintomas que jamais deve ignorar

Muitas pessoas desconhecem os principais sintomas da hemorroida, que é o nome popular para a doença hemorroidária. Essa condição é caracterizada por veias inflamadas e dilatadas na região do reto e do ânus, resultando em coceira, dor e sangramento. Existem dois tipos de hemorroida: externa, que é identificada ao redor do ânus, e interna, que fica localizada dentro do reto, sem ser visível. Além disso, os principais sintomas incluem dor ao evacuar e sangramento no ânus.

De acordo com dados, cerca de 5% da população sofre com hemorroida, que são semelhantes às varizes das veias nessa região. Quando há pressão nas veias e o sangue não flui adequadamente, pode ocorrer inchaço, inflamação e sangramento indesejado.

As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas localizadas na parte inferior ou interior do ânus ou reto. Quando ocorrem na abertura anal, podem projetar-se para fora do ânus como bolhas. Existem vários tipos de hemorroidas, cada um com uma causa específica e sintomas diferentes.

O primeiro grau é caracterizado por hemorroidas escondidas no interior do ânus, com pequeno aumento das veias. Já no segundo grau, a hemorroida está no interior do ânus e sai no momento da evacuação, retornando sem a necessidade de ajuda. No terceiro grau, a hemorroida também sai no momento da evacuação, mas precisa ser colocada de volta no interior com a ajuda das mãos. Por fim, o quarto grau é o tipo mais grave, com a hemorroida aumentando tanto que sai pela região anal, podendo causar a saída da parte final do intestino.

De acordo com pesquisas, as hemorroidas se desenvolvem quando os tecidos de apoio das almofadas anais se desintegram ou deterioram. Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da hemorroida, como estar acima do peso, levantar regularmente objetos pesados, envelhecimento, gravidez e parto, hereditariedade, constipação ou diarreia crônica, função intestinal defeituosa devido ao uso excessivo de laxantes ou enemas, e passar períodos excessivos de tempo no banheiro.

Aumento da pressão intra-abdominal durante a gravidez ou causado pela constipação e passar muito tempo fazendo força para conseguir usar o banheiro são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da hemorroida. O enfraquecimento do tecido de suporte como resultado do envelhecimento e da genética também pode causar o problema. Além disso, muitos fatores dietéticos, incluindo uma dieta pobre em fibras, rica em alimentos picantes e ingestão de álcool, são possíveis causas de hemorroida.

O sintoma mais comum de hemorroidas é o sangramento anal, mas existem outros sintomas que também podem ser indicativos do problema, como irritação e coceira ao redor do ânus, vazamento fecal, nódulos sensíveis no ânus, evacuações dolorosas, deslocamento da pele durante os movimentos do intestino e sangue no papel higiênico após uma evacuação. É importante notar que nem todas as pessoas que têm hemorroidas apresentam todos esses sintomas, e os sintomas podem variar dependendo do tipo e do grau de gravidade da hemorroida. Se você estiver experimentando qualquer um desses sintomas, é importante buscar orientação médica para obter um diagnóstico adequado e tratamento adequado.

É importante ressaltar que o tratamento da hemorroida deve ser orientado por um médico especialista. Em alguns casos, o tratamento pode envolver o uso de pomadas ou cremes tópicos para reduzir a dor e o inchaço. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico, como a ligadura elástica, que consiste em colocar um anel de borracha ao redor da base da hemorroida para cortar o fluxo sanguíneo e fazê-la encolher e cair, ou a hemorroidectomia, que remove cirurgicamente a hemorroida. Além disso, o médico pode recomendar mudanças na dieta e no estilo de vida, como aumentar a ingestão de fibras e água, fazer exercícios regularmente e evitar esforços excessivos durante a evacuação.