Consumir manteiga tem sido objeto de controvérsia no mundo da nutrição, enquanto alguns dizem que aumenta os níveis de colesterol e obstrui as artérias, outros afirmam que pode ser uma adição nutritiva e saborosa à sua alimentação. Felizmente, existem pesquisas foram realizadas nos últimos anos para avaliar os possíveis efeitos à saúde da manteiga.
A manteiga é um produto lácteo produzido pela agitação do leite, um processo que separa as gorduras sólidas do líquido, conhecido como leitelho. Embora a manteiga também seja feita a partir do leite de outros mamíferos, como ovelhas, cabras e búfalos, este artigo se concentra na manteiga vegana.
Estão disponíveis muitos tipos diferentes de manteiga, incluindo manteiga salgada, sem sal, alimentada com capim e clarificada – cada uma varia com base em seus respectivos ingredientes e método de produção.
Devido à sua alta concentração de gordura, a manteiga tem um sabor rico e textura cremosa. Funciona especialmente bem para cozinhar em alta temperatura, como refogar e fritar em panela, e pode ajudar a evitar a aderência ao adicionar sabor.
A amarelinha manteiga também é amplamente utilizada no cozimento para adicionar textura e volume a produtos de panificação e sobremesas. E claro além disso, ele pode ser espalhado no pão, legumes assados, pratos de massa e muito mais.
Geralmente não falta em nossa cozinha, a manteiga pode ser substituída com bastante facilidade, portanto, ficar sem ela realmente não é um sério problema.
Mas infelizmente, quando vamos na padaria, porém … nada chega perto de um pouco de manteiga derretendo lentamente em um bolinho quente, pãozinho, torrada ou em cima de uma pilha de panquecas.
Vamos começar a receita e pra começar, se você vai fazer manteiga vegana, é absolutamente imperativo que você use óleo de coco desodorizado (geralmente também conhecido como óleo de coco refinado), caso contrário, seu produto acabado terá um cheiro e sabor totalmente de coco.
O coco tem um gosto incrível, mas não aqui, não desta vez, sempre pegue o material desodorizado. E claro não é apenas isso, mas se der, tente colocar um óleo de coco desodorizado orgânico 100 ml e desodorizado usando um processo natural de vapor de água; e não produtos químicos! Isso é muito melhor para sua saúde.
Pegue uma mini forma de 3 “x 5,75” – é o tamanho perfeito para fazer uma barra básica cheia de manteiga – e pincele com um pouco desse óleo de coco desodorizado.
Logo, em seguida, forre a parte inferior e a lateral mais longa da forma com um pedaço de papel vegetal longo e o suficiente para passar cerca de 2,5 cm sobre a borda de cada lado, ou seja passar um pouquinho pra fora da forma.
Você também pode optar por utilizar recipientes diferentes, desde que possuam capacidade mínima de 2 xícaras, ou mesmo dividir a manteiga em vários recipientes menores, como os de armazenamento de vidro com tampas.
Para preparar a manteiga, comece colocando 500g de manteiga de caju (pode ser comprada pronta ou feita em casa), 200ml de água, 2 colheres (sopa) de óleo de abacate, 1 colher (chá) de fermento nutritivo, 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã e 1 colher (chá) de sal em um liquidificador.
Utilize um liquidificador de alta velocidade, se possível, ou qualquer outro que possua capacidade suficiente. Bata em alta velocidade até obter uma mistura completamente lisa, sem grumos ou pedaços.
Adicione 100ml de óleo de coco desodorizado diretamente no liquidificador – não há necessidade de derretê-lo antes, pois a mistura em alta velocidade irá aquecê-lo e incorporá-lo à manteiga. Continue a bater em alta velocidade até que o óleo de coco esteja completamente derretido e a mistura esteja novamente super suave e sem grumos.
Despeje a manteiga líquida batida em uma forma preparada ou no recipiente escolhido e coloque na geladeira até que a manteiga esteja completamente firme, o que deve levar de 4 a 6 horas.
Ao perceber que a manteiga está completamente endurecida, retire-a da forma puxando delicadamente o papel vegetal (talvez seja necessário aquecer levemente a forma para facilitar a remoção do papel) e coloque-a no seu recipiente de manteiga favorito.
Armazene a manteiga pronta na geladeira por até 3 semanas. A consistência será firme, mas ainda um pouco macia, o que permite que ela seja facilmente espalhada mesmo quando mantida na geladeira.
Se preferir uma consistência ainda mais macia e fácil de espalhar, deixe-a em temperatura ambiente por alguns minutos antes de utilizá-la. O tempo necessário dependerá da temperatura ambiente do dia.