Mau cheiro na região íntima da mulher? Fique a saber os 6 cuidados que deve ter

É comum que as mulheres se preocupem com sua higiene pessoal, desejando estar sempre com uma aparência agradável e fresca. No entanto, essa preocupação é ainda maior quando se trata da região íntima feminina. Muitas mulheres desconhecem o fato de que o odor na região íntima é algo natural e não deve ser motivo de preocupação. A obstetra Heloisa Brudniewski afirma que não há motivo para preocupação se o cheiro vaginal for quase imperceptível. No entanto, é importante ressaltar que se o odor for forte, é aconselhável que a mulher consulte um ginecologista para descobrir a possível causa.

A seguir, apresento algumas dicas que podem ajudar a evitar esse odor desagradável:

Evite roupas apertadas: Ao optar por roupas justas, inadvertidamente dificulta-se a ventilação adequada da região, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos nocivos. É aconselhável escolher peças de vestuário que não sejam muito apertadas e, de preferência, feitas de algodão.

Evite higiene excessiva: Não exagere na limpeza. É importante saber que as secreções e os pelos são essenciais para proteger a região. Quando a mulher higieniza essa área excessivamente, desequilibra a harmonia entre os fungos e as bactérias presentes, o que pode levar ao seu crescimento descontrolado e ao desenvolvimento de doenças. Para evitar isso, basta fazer a higienização regular durante o banho. Duas vezes ao dia é suficiente.

Não negligencie a higiene: Ao mesmo tempo em que o excesso de higiene é prejudicial, a falta de higiene também não é saudável. A secreção e o excesso de suor podem causar coceira desconfortável na região íntima feminina.

Use sabonete apropriado: Essa área do corpo feminino é muito sensível e requer cuidados especiais. O uso de sabonetes inadequados pode provocar irritações e alterações no odor da região. Uma boa dica é substituir o sabonete comum por um específico para a higiene íntima feminina, facilmente encontrado em supermercados e farmácias.

Evite duchas vaginais: Embora seja uma prática comum entre as mulheres, o uso de duchas vaginais é arriscado, pois pode causar pequenas lesões e alterar o equilíbrio natural da região. O ideal é fazer a higienização apenas da parte externa.

Não use absorvente diariamente: Embora seja um produto amplamente utilizado pelas mulheres, não é necessário usá-lo diariamente. O uso contínuo do absorvente abafa a região, portanto, o ideal é utilizá-lo apenas durante o período menstrual. No dia a dia, opte por calcinhas de algodão, pois são mais adequadas e permitem a ventilação adequada da região íntima.