Espere um momento! Você notou aquelas pequenas criaturas se movendo pelos cantos da sua casa? Bem, meu amigo, você tem um problema, e acredite em mim, você não deseja ter esses convidados indesejados por perto.
Mas o que exatamente são essas criaturas, conhecidas como traças ou peixinhos-de-prata? Elas são animaizinhos esquivos, cientificamente chamados de Lepisma Saccharina. Não se deixe enganar pelo apelido charmoso; esses amantes da umidade são especialistas em esconder-se e adoram devorar suas coisas. Seja papelão, papel, mofo ou açúcar, se for orgânico, essas criaturas estão prontas para se deliciar.
Elas têm uma preferência pela escuridão, encontrando seus lugares favoritos nos banheiros e cozinhas. E você sabe aqueles cantinhos e fendas nas paredes e móveis? Bem, essas são as propriedades dos sonhos para as traças. Quanto à aparência delas, imagine um centopeia, mas mais esbeltas e menores, com cerca de 12 milímetros.
Agora, aqui está a parte um pouco assustadora. As traças são insetos ápteros, incrivelmente rápidos e têm uma vida útil surpreendentemente longa, que varia de dois a oito anos. Além disso, elas são verdadeiras campeãs na reprodução rápida.
Como se livrar dessas traças? Bem, vou lhe dar algumas dicas para expulsar essas criaturas. Primeiro, quando você avistar uma traça, é hora de agir. O segredo não é apenas esmagar os invasores, mas também lidar com o que eles mais gostam: umidade. Identifique os pontos úmidos em sua casa e resolva o problema. Verifique se há vazamentos e garanta uma boa circulação de ar. O uso de um desumidificador também é recomendado.
Aqui estão algumas dicas eficazes para o extermínio das traças. O álcool etílico é uma solução excelente. Basta pulverizá-lo nos locais preferidos delas. O ácido bórico aplicado nas junções dos azulejos da cozinha ou do banheiro também funciona muito bem. Outra opção é espalhar diatomita ou terra de diatomáceas, que desidratam essas pragas até que elas não sejam mais um problema.
Você também pode experimentar a utilização de água sanitária ou amônia diluída em água. No entanto, lembre-se de manter uma boa ventilação ao usar esses produtos. Além disso, opte por juntas de cimento em vez de silicone, pois essas traças têm uma predileção pelo sabor do silicone.
Portanto, não permita que essas pestes transformem sua casa em um festival de traças. Fique atento, mantenha os locais de encontro delas secos e lute contra elas com determinação caso elas ousarem aparecer. Você consegue!
O que os peixinhos-de-prata desejam de você? Essas criaturas se alimentam de alimentos armazenados em caixas, como cereais, mas também procuram qualquer tipo de comida, incluindo pequenas migalhas. Além disso, eles têm uma preferência por papel que tenha cola ou pasta grudados, como cantos de livros e manchas em tecidos. Infelizmente, eles contaminam a comida que mastigam e podem causar manchas nos objetos em que se escondem.
Por que eles representam um problema? Os peixinhos-de-prata podem manchar objetos, como livros, papéis, papel de parede ou roupas guardadas, nos quais se escondem. Isso inclui também objetos de valor, como pinturas, livros antigos e documentos, que podem ser danificados ou estragados.
Aqui estão algumas dicas para limitar o acesso dessas criaturas e evitar problemas no futuro:
Elimine alimentos expostos e umidade.
Descarte caixas e jornais velhos, onde eles costumam se esconder.
Verifique papéis, cartões, livros e madeira que são trazidos para dentro de casa.
Mantenha o chão da cozinha, banheiro, armários e balcões limpos.
Se você encontrar peixinhos-de-prata no porão, tente reduzir a umidade do local (se possível) e torná-lo menos atraente para esses insetos.
Seguindo essas dicas de limpeza, você poderá combater infestações de peixinhos-de-prata de forma eficaz.
Os peixinhos-de-prata têm preferência por viver em locais úmidos e frescos, como porões e banheiros. Eles prosperam em ambientes com alta umidade. Além disso, essas criaturas também podem ser encontradas em estantes, prateleiras de armários e escondidas atrás de batentes, janelas e rodapés.