Você ou alguém que você conhece possui esses pequenos pontos vermelhos na pele? Não se assuste se a resposta for sim, pois felizmente eles não representam nenhum tipo de câncer ou condição grave de saúde.
Esses pontos vermelhos na pele são chamados de angiomas e geralmente são observados em pessoas com mais de 40-45 anos de idade. No entanto, eles também podem aparecer em indivíduos mais jovens e se destacam devido à sua cor.
Muitas pessoas não sabem que essas manchas podem ser hereditárias, ou seja, são transmitidas geneticamente pelos pais. Os angiomas são tumores benignos e ocorrem devido a um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele.
Eles costumam surgir no rosto, peito e pescoço, mas também podem ocorrer internamente, como no cérebro e nos rins, por exemplo. Embora as causas exatas ainda sejam desconhecidas, os angiomas podem ser tratados e removidos por meio de cirurgia, tratamento a laser ou o uso de corticoides.
Especialistas os comparam às varizes e é comum que algumas pessoas pensem erroneamente que se trata de algo canceroso. No entanto, como mencionado anteriormente, esses tumores são benignos.Você deve se preocupar se o angioma apresentar sangramento, coceira ou aumento de tamanho, nesses casos é necessário buscar avaliação médica.
No entanto, é importante ressaltar que essas condições raramente representam algum risco à sua saúde.
Não tente eliminar o angioma por conta própria usando remédios caseiros, receitas naturais ou ervas, pois isso pode ter um impacto negativo e afetar sua saúde.
Se o angioma está causando desconforto, busque apenas um profissional qualificado para removê-lo de forma segura.
Existem várias opções de tratamento disponíveis:
Crioterapia: consiste na aplicação de spray com nitrogênio líquido, o que ajuda a diminuir ou até mesmo remover completamente o angioma.
Bisturi elétrico ou laser: esses tratamentos visam reduzir o fluxo sanguíneo nos vasos, auxiliando na remoção completa do angioma.
Escleroterapia: envolve a injeção de medicamentos para destruir os vasos sanguíneos, resultando no desaparecimento completo do angioma.
Eletrocoagulação: nesse procedimento, uma corrente elétrica é aplicada por meio de uma agulha diretamente no angioma, eliminando os vasos sanguíneos e o angioma em si.
É importante consultar um médico especialista para determinar o melhor curso de ação com base no seu caso específico.